A Imprensa Negra no RS

Olá gurizada

O vídeo que vocês assistirão a seguir é um dos meus primeiros trabalhos com o audiovisual. Esse trabalho foi para a disciplina de História da Imprensa, ministrada pela Profª Drª Vigínia Fonseca, no segundo semestre de 2009 na FABICO-UFRGS. No grupo estavam também Carlos Machado e André Lacasi. Nos baseamos no estudo do Prof. Ms. Roberto dos Santos da ULBRA, no qual era sobre Pedagogias da negritude e entidades negras em Porto Alegre: jeito de ser negro no Tição e no Folhetim do Zaire (1978/1988). De uma forma clara e didática, Roberto dos Santos nos dá uma aula sobre a Imprensa Negra no RS falando sobre o Folhetim do Zaire e a Revista Tição. Confere o vídeo aí abaixo:

Após a minha postagem, no dia 12/07/2015, recebi um comentário neste post do Serafim Francisco Rosa Lemos, um dos fundadores do Folhetim do Zaire. Coloco aqui na íntegra o comentário dele:

“Gostei muito sobre o que você comenta, no vídeo, sobre a imprensa negra no RS, mas cabe acrescentar que em meados de 1979/80 até 93, quando eu fui embora para Brasília, o Folhetim do Zaire, era produzido computadorizado, era assim que se falava. O finado Jorge Ramos e o Moura entregavam as matérias ao Serafim Lemos, que também era responsável pela Coluna Canal de Comunicação, que digitava e imprimia, foi quando o Folhetim deixou de ser datilografado e, após este momento, passou a ser impresso na Gráfica Palloti, no Passo da Areia. Aí eu fui embora para Brasília em função da minha vida profissional. Hoje estou no RJ e estou colocando o FZ, via web, gostaria que você acompanha-se comigo e o Moura esta nova versão. Um abraço serafimlemos@hotmail.com

Publicado em 08/10/2011, em Bart Projects e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. serafim francisco rosa lemos

    Gostei muito sobre o que você comenta, no vídeo, sobre a imprensa negra no RS, mas cabe acrescentar que em meados de 1979/80 até 93, quando eu fui embora para Brasília, o FZ, era produzido computadorizada, era assim que se falava, O finado Jorge Ramos, o Moura, e Serafim Lemos, o Moura e Jorge Ramos, entregavam as matérias ao Serafim Lemos, que também era responsável pela Coluna Canal de Comunicação, que digitava e imprimia, foi quando o Folhetim deixou de ser datilografado, e após este momento passou a ser impresso na Gráfica Palloti,no Passo da Areia, e ai eu fui embora para Brasília em função da minha vida profissional. Hoje estou no RJ, e estou colocando o FZ, via web, gostaria que você acompanha-se comigo e o Moura esta nova versão. um abraço serafimlemos@hotmail.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado pelo comentário Serafim e já o incluí na minha postagem. Quando tiver o link do blog ou site do FZ na web, comente aqui no post de novo que eu incluo na postagem. Obrigado pela leitura e divulgue à vontade este post.

      Curtir

Deixe um comentário