Retornando a vida graças a tecnologia

Depois de muito tempo, eu retorno ao meu blog. Devido a faculdade e ao meu estágio ano passado, eu não tive muito tempo para poder fazer posts com a frequência que eu gostaria (preguiça nas minhas horas vagas também, hehe). Isso se deve também porque cada post demanda um tempo grande de pesquisa e organização das informações, já que eu tento organizar num post as várias informações espalhadas na rede, inclusive as que sei de cabeça por ler por aí. Bom, vamos dar início aos trabalhos.

Antes de mais nada, não é porque a Páscoa está por aí que eu quis fazer um post relacionado com a ressurreição, foi tudo coincidência. Hoje pela manhã, quando eu estava pensando num título para o post, que eu associei que a Páscoa era semana que vem. Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Quando eu estava em Londres no mês passado, ao assistir televisão, um dos comerciais me chamou bastante atenção. Era um comercial de uma marca de chocolate do Reino Unido, Galaxy, ambientado nos anos 50, provavelmente, e que tinha como atriz principal Audrey Hepburn. Confesso que a primeira vez que eu vi a propaganda, eu pensei: “Bah, acharam uma atriz muito parecida com a Audrey Hepburn.” Com o passar do tempo, olhando aquele comercial quase todos os dias na TV, eu comecei a reparar no detalhes. Percebi que tinha algo de diferente nos olhos, na iluminação direta no rosto, esses detalhes técnicos e fiquei com aquilo na cabeça para poder ir pesquisar mais tarde quando tivesse mais tempo (em Londres eu não tinha muito acesso ao computador). Acho que dei uma pesquisada de leve na época e descobri que tinham usado efeitos especiais para dar vida a atriz. Pra quem quiser saber, a trilha de fundo é a música Moon River do filme Bonequinha de Luxo. Dê uma olhada no comercial se você não assistiu ainda.

Os direitos de imagem foram vendidos para a Galaxy pelos filhos da atriz, Sean Ferrer e Luca Dotti, que afirmaram que a mãe teria ficado feliz com a homenagem porque era fã de chocolates.  O comercial foi gravado na Costa Amalfitana, Itália, levando um ano aproximadamente para o trabalho ser concluído. A técnica utilizada para produzir este efeito foi o CGI (Computer-Generated Imagery), tecnologia utilizada no filme Tron: O Legado para rejuvenescer o ator Jeff Bridges e a mesma situação com Brad Pitt em O Curioso Caso de Benjamin Button. Não existe ainda algum vídeo mostrando como foi feito o comercial com a Audrey Hepburn, existe apenas algumas poucas fotos do processo. Se sair algum vídeo com o making of desse comercial, eu atualizo este post. Abaixo, você pode conferir o making of do filme O Curioso Caso de Benjamin Button para saber mais ou menos como funciona essa tecnologia:

O uso de artistas não é novidade em comerciais para a televisão. Em 1997, Fred Astaire estrelou 3  comerciais da marca Dirt Devil. No ano de 2005, Gene Kelly fez parte de uma propaganda do Golf da Volkswagen com uma versão remix da música Singin’ in the Rain. Atualmente no Brasil podemos ver o Mussum dos Trapalhões no comercial do novo Fusca. Veja os três na íntegra:

.

.

Mas não é só em comerciais televisivos que vemos artistas falecidos retornando a vida. No Festival Coachella do ano passado, o rapper Tupac Shakur voltou a vida através de um holograma projetado no palco. Confere aí a apresentação e na sequencia como é feita essa projeção:

.

E aí, qual artista você gostaria de ver de volta a vida por alguns minutos?

Publicado em 23/03/2013, em Vídeos em Geral e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário