Retratos e Relatos | Fotojornalismo

Dando prosseguimento as minhas primeiras experiências com fotografia, hoje vou falar do fotojornalismo, que tem nomes bem conhecidos do público, como Sebastião Salgado, Cartier-Bresson, Robert Capa, entre outros. O fotojornalismo se assemelha com o fotodocumentarismo, porém com uma temática mais livre. Na UFRGS, no segundo semestre de 2010, eu tive aula nessa disciplina com a professora Marina Chiapinotto, onde tivemos, além das aulas teóricas, três trabalhos práticos. Eu me lembro que nessa época a faculdade já tinha câmeras Nikon digitais, mas elas não tinham sido regularizadas no patrimônio da instituição para serem utilizadas pelos alunos. Os dois primeiros temas que eu escolhi como trabalhos fotojornalísticos foram fotos feitas com a minha câmera digital amadora, aquela que eu já falei aqui no blog na minha primeira postagem dos Retratos e Relatos. As temáticas foram as eleições de 2010 e a Feira do Livro…

Materiais de campanha no Arroio Dilúvio

Materiais de campanha no Arroio Dilúvio

A proposta do tema das eleições era mostrar a sujeira que tomava conta da cidade durante o período eleitoral, principalmente no dia da votação. Um dos candidatos, na frente da escola em que eu voto, recolheu várias sacolas de “santinhos” de outros candidatos que haviam espalhado pelas ruas durante a madrugada, prática comum de décadas aqui no Brasil. Felizmente, a legislação eleitoral mudou e diminuiu bastante a sujeirada deixada por esses candidatos irresponsáveis.

"Santinhos" de candidatos recolhidos por um candidato que luta pela causa ambiental

“Santinhos” de candidatos recolhidos por um candidato que luta pela causa ambiental

Sobre o tema da Feira do Livro, era apenas registrar o movimento durante o evento, que naquele ano contou com um contratempo, as reformas na Praça da Alfândega, local onde abrigava a maior parte das bancas de livros.

Movimento na Feira do Livro

Movimento na Feira do Livro

Naquela edição da Feira, já que não teria como fugir dos transtornos da reforma da praça, a organização colocou alguns tapumes de madeira compensados com frases de autores de livros.

Tapumes de madeira com frases de autores de livro

Tapumes de madeira com frases de autores de livro

Como último trabalho, se eu não me engano era feito em grupo, a temática era registrar o dia de prova do vestibular da PUCRS. Me lembro que um colega ficou encarregado de pegar emprestado uma daquelas câmeras, Nikon D3000, que eu falei no começo da postagem, já que elas haviam sido regularizadas antes do final do semestre.

imagem-puc1-035

Candidato conferindo as respostas após a prova

Essas foram as minhas primeiras experiências como fotojornalista, que vocês podem conferir nos meus álbuns do Flickr e algumas delas na galeria abaixo. Em breve, eu irei postar outros trabalhos meus nesta área da fotografia…

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Publicado em 31/10/2016, em Bart Projects e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário